Cogumelos na sua mesa


Benefícios de um consumo regular de Pleurotus ostreatus

17-01-2014 18:30
Atividade cardiovascular e redução do colesterol:
–O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina.
–Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada nos seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento.
 – Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.
 
•Atividade anti-inflamatória e anti-viral:
–Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, activa contra o vírus da gripe.
–Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Medicina Tradicional Chinesa para problemas nas articulações e para relaxamento muscular. 
 
•Atividade antimicrobiana:
    –Na década de 40, foram estudadas atividades antimicrobianas de várias espécies de fungos.
    –As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do género Pleurotus podem ser divididas em:
•polissacáridos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam ação anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do        sistema imunológico;
•metabólicos secundários, derivados de compostos terpenóides e; em diferentes derivados de proteínas. Pesquisas científicas mostraram que extratos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem atividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.

 

—————

Voltar